26/10 Vereador Bento do Bem tem seu mandato cassado após julgamento na Câmara 17/07 Prefeitura recolhe cavalos abandonados nas ruas 17/07 Secretaria de Educação convida vereadores e apresenta balanço e projeções para 2018 17/07 Em dia de doação, Guaíba coleta 102 bolsas de sangue para Hemocentro 17/07 Prefeitura promove atividades especiais nas férias de julho 11/07 Secretaria de Assistência Social recebe capacitação para implantar a ID Jovem 11/07 Guaibenses aproveitam mais um fim de semana de atividades culturais 11/07 Alterações no trânsito em razão de obras da rotatória da Nestor de Moura Jardim 06/07 CAPS Álcool e Drogas tem capacidade de atendimento ampliada 04/07 Unidade móvel do Hemocentro estará em Guaíba na próxima terça-feira (4) 04/07 Saiba o que Guaíba ganha com o novo CT do Internacional 04/07 Posto da Primavera/São Jorge realiza dia extra de atendimentos 27/06 Prefeitura aprova projeto de CT do Internacional em Guaíba 27/06 Servidores e professores municipais iniciam curso de Libras 22/06 Prefeitura busca solução para evitar pontos de alagamentos 22/06 Clima de amizade marca abertura da 28ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais 20/06 Prefeitura entrega mais de 300 itens para os Bombeiros 20/06 Prefeitura reduz fila de espera por exames de tomografia 20/06 Só Fumaça é o time campeão da Primeira Divisão de Futsal 08/06 Prefeitura de Guaíba antecipa parcela de 13º para servidores
ECB Sistemas Desenvolvimento Web
ECB Sistemas Desenvolvimento Web Publicidade
Política // 07/07/2015

Inaugurada Galeria dos Prefeitos Municipais de Guaíba

A Prefeitura de Guaíba passou a contar desde essa quarta-feira, 1º, com uma Galeria de fotos dos ex-prefeitos da cidade. O mural localizado no saguão de entrada da Prefeitura foi inaugurado já com a foto de Manoel Stringhini, que comandou Guaíba de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008.

Emocionado, Maneca agradeceu a todos os funcionários da Prefeitura pelo apoio que recebeu desde seu primeiro mandato. "Fica aqui minha saudação a todos esses profissionais, que desempenharam funções extremamente importantes no governo", enfatizou. Falou sobre o período de sua administração e das dificuldades que enfrentou no cargo. "Eu sei bem, mesmo depois de todo esse tempo que estive fora, das complicações que surgem porque são muitas as barreiras que tentamos derrubar enquanto prefeito", completou.

Ver Guaíba entre os 10 municípios mais desenvolvidos do Rio Grande do Sul é um sonho que Stringhini espera realizar nos próximos anos: "Quero ver essa cidade entre as 10 primeiras do Estado, porque eu acredito em dias melhores e acredito na competência das pessoas para isso", finalizou Manoel.

Ao lado de Maneca, o prefeito Henrique Tavares falou das dificuldades enfrentadas pelo colega e também lembrou das realizações que a gestão de Stringhini deixou para a cidade. Em seguida, Tavares destacou a importância da galeria, que mostra a história da cidade através do tempo.

Henrique enfatizou sua vontade em ver o município crescer e sua dedicação à comunidade guaibense: "Nos preocupamos muito, assim como o Maneca, com o bem-estar da população e o crescimento da cidade. Queremos que a cidade cresça, mas com qualidade de vida", complementou o Prefeito.

Conhecida como Berço da Revolução Farroupilha, Guaíba, que foi palco de momentos históricos para o Estado, foi emancipada de Porto Alegre há 89 anos. Desde então, a cidade já teve 15 prefeitos, sendo o coronel Inácio Quadros o primeiro intendente eleito.

Os prédios, monumentos, livros e, principalmente, os guaibenses preservam a história do município. Foi em Guaíba que Bento Gonçalves, Gomes Jardim e Onofre Pires entre outros líderes farroupilhas, idealizaram e deliberaram, à sombra do Cipreste Farroupilha, a tomada de Porto Alegre. Saía da Praia da Alegria, em 19 de setembro de 1835, a primeira leva de Farrapos que se dirigiu ao combate na Ponte da Azenha. Desembarcaram na Tristeza, na Capital, onde ficaram até o amanhecer de 20 de setembro, data da Revolução Farroupilha.

A famosa frase "Terra é Guaíba" foi imortalizada pelo humorista guaibense Carlos Nobre, que hoje dá nome ao Museu Municipal, que utilizava da afirmação para ressaltar seu orgulho pela terra natal. O prédio, que atualmente abriga o Museu Carlos Nobre, serviu de sede da Prefeitura Municipal no ano de 1940, para só em 1992 ser inaugurado como museu. Naquela época, recebeu da população objetos e documentos históricos da cidade.

A beleza natural e a importância histórica de Guaíba são os principais atrativos do município, que dispõe de importantes pontos turísticos, como o Sítio Histórico, composto pelo Cipreste Farroupilha, a Casa de Gomes de Jardim e a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, o Museu Carlos Nobre, a Vitrine Cultural, a Beira e a travessia de catamarã para a capital, que fez renascer o turismo. A cidade também se destaca como polo industrial e contribui significativamente para o crescimento da economia estadual.

A cerimônia foi aberta pelo coral Canto e Encanto, regido pelo maestro Manoel Figueiredo, interpretando quatro canções, entre elas a "Moro em Guaíba" que fala dos belezas da cidade. O coral é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e é formado por alunos da Rede Municipal de ensino.

Familiares, autoridades, convidados e imprensa participaram do descerramento da foto do ex-prefeito Maneca, já na na Galeria dos Prefeitos, que presta uma homenagem aos chefes que o executivo municipal teve ao longo desses 89 anos.

 

 

URL Curta:
Comente esta notícia:
Publicidade
TV Costa Doce

Móveis catarinense
Curta o Portal no Facebook
Publicidade
Guaiba Telecom