26/10 Vereador Bento do Bem tem seu mandato cassado após julgamento na Câmara 17/07 Prefeitura recolhe cavalos abandonados nas ruas 17/07 Secretaria de Educação convida vereadores e apresenta balanço e projeções para 2018 17/07 Em dia de doação, Guaíba coleta 102 bolsas de sangue para Hemocentro 17/07 Prefeitura promove atividades especiais nas férias de julho 11/07 Secretaria de Assistência Social recebe capacitação para implantar a ID Jovem 11/07 Guaibenses aproveitam mais um fim de semana de atividades culturais 11/07 Alterações no trânsito em razão de obras da rotatória da Nestor de Moura Jardim 06/07 CAPS Álcool e Drogas tem capacidade de atendimento ampliada 04/07 Unidade móvel do Hemocentro estará em Guaíba na próxima terça-feira (4) 04/07 Saiba o que Guaíba ganha com o novo CT do Internacional 04/07 Posto da Primavera/São Jorge realiza dia extra de atendimentos 27/06 Prefeitura aprova projeto de CT do Internacional em Guaíba 27/06 Servidores e professores municipais iniciam curso de Libras 22/06 Prefeitura busca solução para evitar pontos de alagamentos 22/06 Clima de amizade marca abertura da 28ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais 20/06 Prefeitura entrega mais de 300 itens para os Bombeiros 20/06 Prefeitura reduz fila de espera por exames de tomografia 20/06 Só Fumaça é o time campeão da Primeira Divisão de Futsal 08/06 Prefeitura de Guaíba antecipa parcela de 13º para servidores
ECB Sistemas Desenvolvimento Web
ECB Sistemas Desenvolvimento Web Publicidade
Política // 22/01/2013

Prefeitura de Guaíba defende que novo aeroporto fique em Eldorado do Sul

O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, iniciou uma mobilização regional com vistas de que o novo aeroporto, que deverá ser construído na Região Metropolitana, fique localizado no município de Eldorado do Sul. A iniciativa se deve às notícias divulgadas nos últimos dias, de que o trabalho encomendado pelo governo gaúcho e entidades empresariais à consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), lista quatro possibilidades para a construção do aeroporto na região metropolitana: uma em Canoas, outra em Viamão e duas em Guaíba.

Tavares, juntamente com o prefeito de Eldorado do Sul, Sergio Munhoz; e o diretor de Habitação de Guaíba, Reginaldo Lacerda, estiveram nessa segunda-feira, 21 de janeiro, na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. O grupo foi recebido pelo secretário João Motta e pelo seu chefe de Gabinete, Pedro Henrique. O vereador Xandão (PT), de Guaíba também estava presente.

Na oportunidade, o prefeito Tavares falou ao secretário que Guaíba possui um estudo científico, feito pela Universidade Federal do RS (UFRGS), o qual aponta que o melhor local para construir o aeroporto da região metropolitana é no município de Eldorado do Sul, onde hoje está localizado o aeroclube da cidade, às margens da BR 290 e próximo à Praça de Pedágio. "A prefeitura contratou a UFRGS para elaborar esse estudo, denominado de Plano de Infraestrutura Estratégica, e que demorou dois anos para ser finalizado", disse o prefeito.

Conforme Tavares, o PIES apresenta um planejamento estratégico, que contempla também um plano de desenvolvimento sustentável, elencando as principais e fundamentais necessidades de Guaíba e também de projetos para a região metropolitana.

"Esse estudo demonstra que o Aeroporto Internacional Salgado Filho já opera no limite de sua capacidade e aponta para a necessidade de um novo aeroporto, cujo local é este que estamos nos referindo, no aeroclube de Eldorado do Sul", explicou Tavares. O Plano Diretor de Eldorado do Sul, também realizado pela UFRGS, aponta também o município como o local mais ideal estrategicamente para a construção do novo aeroporto.

Guaíba e Eldorado do Sul têm as melhores condições logísticas, sendo próximo à capital, com fácil acesso às Br 116 e BR 290 e com alternativas fluviais. " A duplicação da BR 116 já está acontecendo e a da BR 290 segue o mesmo trâmite. Temos a indústria naval se desenvolvendo em Charqueadas, a quadruplicação da Celulose Riograndense e a possibilidade de construção de um estaleiro e de um porto em Guaíba", explica Lacerda.

O secretário Motta disse que a reivindicação é bastante válida, principalmente, embasada em dois importantes trabalhos científicos. Ele sugeriu que a iniciativa seja protocolada na Secretaria de Desenvolvimento e Promoção de Investimento.

A prefeitura de Guaíba pretende realizar um encontro com todos os prefeitos dos Municípios da Costa Doce e Região Carbonífera a fim de obter o apoio desses gestores para o pleito do aeroporto. Segundo Lacerda, a reunião está pré agendada para o dia seis de fevereiro, no auditório da prefeitura, mas ainda será confirmada. A equipe da UFRGS que elaborou o PIES e o Plano Diretor de Eldorado do Sul, foi coordenada pelo Benamy Turkienicz, que já aderiu à mobilização.

URL Curta:
Comente esta notícia:
Publicidade
TV Costa Doce

Móveis catarinense
Curta o Portal no Facebook
Publicidade
Guaiba Telecom
Tags | Notícia politica