21/11 Engebasa de Guaíba produz a primeira torre para parque eólico de Chuí 20/11 Campanha criada em Eldorado do Sul incentiva a denuncia de abusos no transporte público 19/11 PA de Guaíba: obras estão dentro do cronograma estabelecido 18/11 Mais de 160 filmes serão exibidos no 13º Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema 17/11 1ª exibição de cinema do Florida ComVida acontece no próximo fim de semana 17/11 Guaíba marca presença no 26º Festival de Turismo de Gramado 14/11 Multinacional do setor de logística investe em Guaíba 13/11 ThyssenKrupp Elevadores adere ao movimento Novembro Azul e promove ações para conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata 13/11 7ª Mostra Internacional de Downhill acontece em Guaíba nesse fim de semana 12/11 1º Torneio Interescolar de Tag Rugby 11/11 AGF campeã da Série Prata 2014 10/11 Moradores da Zona Sul de Guaíba protestam contra problemas no trânsito 10/11 Alunos de Eldorado do Sul ganham medalha de bronze na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia 07/11 Guaíba terá novo Código Tributário 06/11 Cultura: exposição Esportes para a Vida, de Fabiano Avancini estará em Guaíba até dia 30 de novembro 05/11 Alterações no trânsito: desvios na via são necessários para as melhorias na Av. Nestor de Moura Jardim dizem autoridades 03/11 É neste domingo a celebração do Dia do Comerciário 2014 31/10 Conheça o recordista de ciclismo de longa distância que passou por Guaíba nessa semana 30/10 Summertime: festa promete marcar o calendário de festas em Guaíba 30/10 Solidariedade: Eldorado do Sul recebe mais de 40 mil peças em doações
Publicidade
Notícias // 31/07/2012

Prefeitura esclarece informações sobre a Gripe A em Guaíba

O Município de Guaíba teve, até o momento, dois casos confirmados de gripe A, uma mulher de 23 anos e uma menina de 2 anos. As duas foram internadas em hospitais de Porto Alegre, Fêmina e Santo Antônio, respectivamente, mas já receberam alta. Outras 7 pessoas aguardam o resultado do exame de H1N1 pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Todas necessitaram de internação, porém 4 já receberam alta.

As informações foram repassadas pelo Prefeito e pela secretária municipal de Saúde, Liliana Altmayer, durante coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 25 de julho. Também participaram a assessora da secretária, Janice Heidrich; a chefe da Vigilância em Saúde, Janice Karpinski; e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Janaína Dorneles. A coletiva objetivou também esclarecer os dados divulgados na última semana pela Prefeitura Municipal. "Não houve desencontro de informações", disse Liliana explicando ser necessário fazer uma atualização constante dos casos.

Ela negou a falta de kits para a coleta do exame. Quanto ao caso no Hospital Livramento, de um paciente que estava em isolamento, não foi realizado o exame porque não houve a solicitação do médico, que precisa preencher um protocolo e notificar a Vigilância Epidemiológica da SMS.

A equipe da Secretaria ressaltou ainda todo o trâmite de informação que existe nos casos dos pacientes que são internados na capital e onde então também é feita a coleta para o exame. "O resultado oficial é repassado pelo Lacen ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual da Saúde que informa a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde e que repassa para a Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba", explicou Janaína.

A secretária ressaltou ainda que não há registro de morte no município em decorrência da gripe A e que o aumento na procura pelo atendimento no Pronto Atendimento (PA) se deveu, em parte, pela preocupação da população com as notícias divulgadas pela mídia. "Muitos vieram em busca de vacinas, mas no momento não temos disponível", disse Liliana. Já o medicamento tamiflu está sendo disponibilizado gratuitamente para os pacientes que tiverem receita prescrita.

Também para aprimorar a comunicação, a Prefeitura Municipal, com o apoio da equipe da SMS, disponibilizará boletins diários sobre a questão da gripe A, em Guaíba.

7 pacientes aguardam resultado:

5 foram internados em Porto Alegre : 3 permanecem internados e 2 tiveram alta

mulher, 61 anos - internada no Hospital Parque Belém - já teve alta/aguarda resultado

mulher, 76 anos - internada no Hospital da PUC - já teve alta/aguarda resultado

rapaz, 15 anos - internado no Hospital Conceição - continua internado/aguarda resultado

menina, 1 ano - internada no HPV - continua internada//aguarda resultado

menina, 7 meses - internada no Conceição/UTI - continua internada//aguarda resultado

2 internados em Guaíba: os 2 já tiveram alta

menino, 8 meses - internada na Unimed Guaíba - já teve alta

menina, 1 ano - internada na Unimed Guaíba - já teve alta

URL Curta:
Comente esta notícia: