26/07 Policia Civil de Guaíba realiza 55º prisão no ano 25/07 Homem é preso e armas apreendidas em Guaíba 20/07 Fauna e flora da região são apresentadas à comunidade 20/07 Projeto Juventude em Ação 20/07 Caminhão roubado é recuperado em Guaíba 20/07 Sobe a passagem dos ônibus intermunicipais do RS 20/07 Preso suspeito de homicídio doloso cometido em Tapes 20/07 Operação Barra Limpa é deflagrada em Barra do Ribeiro 13/07 Governo usará verba do PAC para ponte do Guaíba 12/07 Suspeito de homicídio é preso em Guaíba 11/07 Guaíba recebe prêmio da FAMURS 11/07 Novidades na reforma do píer 11/07 Suspeito de tráfico de drogas é preso em flagrante em Guaíba 05/07 Obra da nova Ponte do Guaíba continua parada 04/07 Novidades para o zoneamento ambiental do Lago Guaíba 03/07 Homem é preso em Guaíba por porte de arma 01/07 Três pessoas são presas em Guaíba 30/06 O caminho da Tocha Olímpica Rio 2016 em Guaíba 29/06 Escola de Guaíba participa de concurso olímpico pela paz 27/06 44º Prêmio Exportação ADVB-RS dá maior premiação à Celulose Riograndense
Publicidade
Notícias // 31/07/2012

Prefeitura esclarece informações sobre a Gripe A em Guaíba

O Município de Guaíba teve, até o momento, dois casos confirmados de gripe A, uma mulher de 23 anos e uma menina de 2 anos. As duas foram internadas em hospitais de Porto Alegre, Fêmina e Santo Antônio, respectivamente, mas já receberam alta. Outras 7 pessoas aguardam o resultado do exame de H1N1 pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Todas necessitaram de internação, porém 4 já receberam alta.

As informações foram repassadas pelo Prefeito e pela secretária municipal de Saúde, Liliana Altmayer, durante coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 25 de julho. Também participaram a assessora da secretária, Janice Heidrich; a chefe da Vigilância em Saúde, Janice Karpinski; e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Janaína Dorneles. A coletiva objetivou também esclarecer os dados divulgados na última semana pela Prefeitura Municipal. "Não houve desencontro de informações", disse Liliana explicando ser necessário fazer uma atualização constante dos casos.

Ela negou a falta de kits para a coleta do exame. Quanto ao caso no Hospital Livramento, de um paciente que estava em isolamento, não foi realizado o exame porque não houve a solicitação do médico, que precisa preencher um protocolo e notificar a Vigilância Epidemiológica da SMS.

A equipe da Secretaria ressaltou ainda todo o trâmite de informação que existe nos casos dos pacientes que são internados na capital e onde então também é feita a coleta para o exame. "O resultado oficial é repassado pelo Lacen ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual da Saúde que informa a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde e que repassa para a Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba", explicou Janaína.

A secretária ressaltou ainda que não há registro de morte no município em decorrência da gripe A e que o aumento na procura pelo atendimento no Pronto Atendimento (PA) se deveu, em parte, pela preocupação da população com as notícias divulgadas pela mídia. "Muitos vieram em busca de vacinas, mas no momento não temos disponível", disse Liliana. Já o medicamento tamiflu está sendo disponibilizado gratuitamente para os pacientes que tiverem receita prescrita.

Também para aprimorar a comunicação, a Prefeitura Municipal, com o apoio da equipe da SMS, disponibilizará boletins diários sobre a questão da gripe A, em Guaíba.

7 pacientes aguardam resultado:

5 foram internados em Porto Alegre : 3 permanecem internados e 2 tiveram alta

mulher, 61 anos - internada no Hospital Parque Belém - já teve alta/aguarda resultado

mulher, 76 anos - internada no Hospital da PUC - já teve alta/aguarda resultado

rapaz, 15 anos - internado no Hospital Conceição - continua internado/aguarda resultado

menina, 1 ano - internada no HPV - continua internada//aguarda resultado

menina, 7 meses - internada no Conceição/UTI - continua internada//aguarda resultado

2 internados em Guaíba: os 2 já tiveram alta

menino, 8 meses - internada na Unimed Guaíba - já teve alta

menina, 1 ano - internada na Unimed Guaíba - já teve alta

URL Curta:
Comente esta notícia: