26/10 Vereador Bento do Bem tem seu mandato cassado após julgamento na Câmara 17/07 Prefeitura recolhe cavalos abandonados nas ruas 17/07 Secretaria de Educação convida vereadores e apresenta balanço e projeções para 2018 17/07 Em dia de doação, Guaíba coleta 102 bolsas de sangue para Hemocentro 17/07 Prefeitura promove atividades especiais nas férias de julho 11/07 Secretaria de Assistência Social recebe capacitação para implantar a ID Jovem 11/07 Guaibenses aproveitam mais um fim de semana de atividades culturais 11/07 Alterações no trânsito em razão de obras da rotatória da Nestor de Moura Jardim 06/07 CAPS Álcool e Drogas tem capacidade de atendimento ampliada 04/07 Unidade móvel do Hemocentro estará em Guaíba na próxima terça-feira (4) 04/07 Saiba o que Guaíba ganha com o novo CT do Internacional 04/07 Posto da Primavera/São Jorge realiza dia extra de atendimentos 27/06 Prefeitura aprova projeto de CT do Internacional em Guaíba 27/06 Servidores e professores municipais iniciam curso de Libras 22/06 Prefeitura busca solução para evitar pontos de alagamentos 22/06 Clima de amizade marca abertura da 28ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais 20/06 Prefeitura entrega mais de 300 itens para os Bombeiros 20/06 Prefeitura reduz fila de espera por exames de tomografia 20/06 Só Fumaça é o time campeão da Primeira Divisão de Futsal 08/06 Prefeitura de Guaíba antecipa parcela de 13º para servidores
ECB Sistemas Desenvolvimento Web
ECB Sistemas Desenvolvimento Web Publicidade
Política // 12/05/2011

Saiba mais do projeto que prevê a modernização do transporte municipal de Guaíba

Na sessão ocorrida no dia 05 de maio, os vereadores votaram Projeto de Lei que permitirá a concessão do sistema de transporte coletivo (ônibus) e seletivo (lotação) de Guaíba a uma única empresa operadora. O Projeto, enviado pelo Executivo Municipal, foi amplamente debatido em Plenário, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Justificando o Projeto, que revoga o parágrafo primeiro do artigo 4º da Lei Municipal nº 1614/2001, a Prefeitura argumentou que a concessão do sistema a um único operador é benéfica ao interesse público, pois permitirá cobrar uma tarifa menor para os usuários e facilitará ao Poder Público a promoção de ajustes operacionais que propiciem um melhor atendimento à demanda de transporte público.

As conclusões partiram de uma análise feita por consultoria técnica, que avaliou o transporte público urbano de Guaíba. Complementando os estudos técnicos, recentemente os vereadores também buscaram conhecer a realidade de outros municípios que atuam com este modelo de concessão única, como Canoas, local visitado pelo Presidente do Legislativo, Caio Larréa (PPS) e pela vereadora Paula Parolli (PMDB).

Para a vereadora, este é o início de um trabalho em busca da mudança do atual modelo de transporte coletivo urbano, que está às vésperas de iniciar um novo processo licitatório. No entendimento de Paula, as regras estão passando por uma modernização necessária, que englobam itens como acessibilidade aos portadores de deficiência e passagem integrada. A vereadora ainda lembrou que é necessário haver mais estrutura e recursos humanos atuando na Secretaria de Mobilidade Urbana para que haja maior fiscalização, garantindo a qualidade dos serviços.

O vereador Luís Vargas (DEM) enfatizou a importância de votar o projeto para possibilitar ao Executivo Municipal iniciar com máxima urgência a licitação para concessão do transporte coletivo urbano no Município de Guaíba. "Teremos em breve uma licitação que permitirá que a modernidade chegue aos usuários, substituindo um modelo defasado, que não atende mais à ansiedade de nossa população", argumentou.

O vereador Antônio "Sarrafo" dos Santos (PTB) também destacou a grande importância da nova licitação para a comunidade de Guaíba, afirmando que, conforme informação repassada em reunião com os profissionais que realizaram o estudo técnico, em que o vereador se fez presente, haverá redução de cerca de 25 a 30% no valor das tarifas.

Também para o vereador Caio Larrea (PPS), a aprovação desta lei é o início de um processo de modernização maior, em que a integração das passagens é uma forma realmente válida de reduzir o custo das passagens. Em tribuna, citou um Projeto de Lei de sua autoria, que ainda será analisado pelas comissões, que propõe a obrigatoriedade do monitoramento online dos ônibus e seletivos, que também é uma medida modernizadora que poderá contribuir com esse novo modelo de gestão do transporte municipal urbano.

Para o vereador José "Campeão" Vargas (PTB), o corpo técnico contratado pela Prefeitura para analisar o modelo atual e propor as mudanças é de extrema importância para que houvesse ainda mais confiança na aprovação da matéria.

URL Curta:
Comente esta notícia:
Publicidade
TV Costa Doce

Móveis catarinense
Curta o Portal no Facebook
Publicidade
Guaiba Telecom
Tags | Notícia politica