27/08 Desfile de 20 de Setembro é cancelado 26/08 Guaíba sobe três posições no ranking do PIB gaúcho 20/08 1º Seminário da Frente Parlamentar em Favor da Segurança Pública Municipal 18/08 Inaugurada a primeira estação das academias ao ar livre de Guaíba 18/08 Paróquia Nossa Senhora Medianeira acolhe o Chá das Capelinhas 10/08 Guaíba é a primeira cidade gaúcha a implantar alvará eletrônico 04/08 Academia ao Ar Livre começa a ser instalada na Vila Iolanda 04/08 Assinado contrato de reserva de área para a Gefco em Guaíba 29/07 Skate Park na Beira: obras avançam dentro do cronograma 29/07 Domados do Pampa Etapa de Guaíba terá edição especial da prova Carro-Cavalo 29/07 Avançam as negociações para abertura do hospital municipal de Guaíba 23/07 Guaíba cria o Conselho Municipal de Cultura 16/07 Primeiros Caminhões da Foton chegam ao Centro de Distribuição em Guaíba 14/07 Celebração de Crisma em Eldorado do Sul tem a presença de Dom Leomar Brustolin 13/07 Fique ligado: Escala do Radar Móvel de 13/07 à 17/07 13/07 Começa o trabalho de restauração do Portão da Alegria 13/07 Oficina de Karate do Projari participará de competição em Pelotas 07/07 Inaugurada Galeria dos Prefeitos Municipais de Guaíba 07/07 Festa de São Pedro movimenta Eldorado do Sul 25/06 Orla recebe novos abrigos nos pontos de ônibus
Publicidade
Romualdo Furtado

Turistas e a Orla

Ontem fui jurado do concurso "Prefeito por um dia". Li 15 redações escritas por alunos da oitava série. Textos surpreendentes, pequenas pérolas. Duas mulheres venceram. As mulheres sempre vencem. Uma será Prefeita e a outra vice por um dia.

O tema das redações era o Catamarã. Invariavelmente as redações sugeriam melhorias em nossa orla, mais atrativos, mais diversão, mais opções gastronômicas.

Vem aí a reforma da praça, a remoção dos camelôs o asfaltamento da beira, mas ainda é muito pouco. Em recente conversa com Henrique Tavares numa destas tardes em seu gabinete, lhe disse que a Prefeitura deveria dar incentivos fiscais para quem quiser estabelecer bar ou restaurante na orla do Guaíba. Pouco ou nada adianta cobrar dos atuais comerciantes que adéquem horários. Cada um sabe como trabalhar o que é seu. Mas é importante que ao invés de lojas de tintas, a beira receba o comércio voltado para a gastronomia, cultura e diversão.

Temos uma pérola em nosso baú. Podemos ser uma Colônia de Sacramento, com a Otaviano e a João Pessoa revitalizadas, repintadas e melhor iluminadas. Existe o exemplo da João Alfredo, na Cidade Baixa. O bom é que o Prefeito concordou comigo. Quem tem a caneta é ele. E eu nem cobro pelas ideias.

Se eu fosse...

Ah, se eu fosse prefeito por um dia a primeira coisa que eu faria é ver se não tem um congreso e Maceió. Nunca votem em mim.

Começou cedo

A semana foi sobre boatos de impugnações. Todos os anos são assim. Já vi este filme dezenas de vezes. Sempre aparecem os que garantem que este ou aquele candidato não poderá concorrer devido ao tribunal de contas, a lei da ficha limpa, o ministério público o tempo chuvoso, a Tonga da Mironga do Capuletê e sei lá mais eu o quê. No fim todos concorrem e os mesmos se elegem. Vão por mim.

URL Curta:
Comente esta notícia:
Publicidade
Curta o Portal no Facebook
Publicidade
Guaiba Telecom